A história do creme que dava espinha

Essa história é de uns tempos passados, de tanta raiva que fiquei desse produto nem pensei duas vezes e joguei ele fora. Depois que pensei que seria uma boa resenha para vocês. #SorryNotSorry

Comecei a notar minha pele bem ressecada e queria um hidratante para pele oleosa.

via GIPHY


O tempo passou, e minha tia que revende Abelha Rainha me mandou a revista. Decidi escolher algo, sempre ouvi falar bem, já usei a marca e precisava urgente do hidratante. Acabou que ela não fez o pedido e me enviou a revista da Avon no lugar. Acabei comprando dois itens bem baratos, R$10 cada. Um tônico para pele oleosa e um hidratante à base de pepino.

Na revista não dizia nenhuma informação dos produtos.

Quando chegaram, percebi no rótulo que o tal tônico tinha álcool na composição. Fiquei nervosa. Álcool na composição significa ressecamento da pele, quase sempre. Te explico o motivo quimicamente.

Sabe que o álcool evapora muito rápido né? Então, nessa evaporação ele leva junto as moléculas de água que estão perto dele.

Aqui tem uma reportagem de uma época onde um médico indicou lavar o rosto com álcool 3 vezes ao dia pra "matar bactérias". Me desculpe mas isso me causa muitas dúvidas sobre esse médico e se isso é verdade. Primeiro me responda pra quê você quer matar bactérias? Sim, me responda. Você tá sentindo algo na pele? Tá com coceira? Tá doente? Então não tem motivo de "matar bactérias". É obvio que na sua pele agora mesmo tem bactérias, mas elas não estão te fazendo mal algum, justamente porque o seu corpo se encarrega de tratar delas. A menos que você esteja com uma ferida aberta ou tenha entrado em contato com alguém doente, você não precisa ficar passando álcool 3x/dia no rosto pra matar bactérias.

E imagina se num descuido você deixa cair álcool nos olhos...


via GIPHY

Voltando ao álcool no tônico, ele também te incentiva a produzir mais óleo, conhecido como efeito rebote. Lavou muito o rosto, cabelo, etc pra tirar oleosidade? Seu corpo é inteligente e vai produzir mais, simplesmente porque o sebo produzido tem função protetora. Seu corpo não produz sebo de teimoso, ele está tentando te proteger. Você tenta tirar e ele repõe cada vez mais. O mais indicado é controlar o excesso, não retirar tudo.

Nunca vou esquecer de uma dermatologista que eu tive me dizendo: "eu sei que é incômodo ter a pele oleosa, mas acredite em mim, é melhor pele oleosa do que seca. Vou te passar mais esse produto, mas não queira ter a pele seca demais".

PS: pele seca e ressecada não são a mesma coisa, tipo de pele seca significa que o corpo não produz sebo o suficiente para zelar pelo bom funcionamento do tecido. Pele ressecada (meu caso) é pele com falta de hidratação mesmo.

Depois de um tempo senti um monte de espinhas no meu rosto, coisa que eu não tinha faz anos, e surgiram bastante cravos. Desconfiei do creme mas não levei a sério. Quando então assisti um vídeo da Rayssa Eckert falando da base da Ruby Rose e indicando um site de pesquisas de componentes químicos de cosméticos (pra conhecer a fundo, descobrir a função de cada coisa, ver se possui alergênicos...) e decidi procurar esse hidratante lá.

Achei sim e cá está ele. O tal tem três componentes comedogênicos (componentes que possuem a tendência a produzir comedões, mais conhecidos como espinhas e cravos). O engraçado de tudo isso é: como um produto pra hidratar uma pele com acne possui TRÊS ingredientes que tendenciam a produção de acne??????

Olha moça vou te dar um remédio para dor que te causa mais dor, tá bom querida? Se vira lá no seu cantinho e chora. 

É esse o nível de respeito ao consumidor que eu entendo vendo composições como essa.

via GIPHY



Isopropyl Palmitate (Palmitato de Isopropila). Nível 4 em acne.
Produzido pela BASF, é um "emoliente natural de propagação rápida para aplicações cosméticas". É um excelente solvente. Mas é comedogênico.

Butylene Glycol. Nível 1 em acne.
É um álcool orgânico usado como solvente e condicionante.

Cetearyl Alcohol. Nível 2 em acne.
É um agente coemulsionante (proporciona a mistura entre água e óleo) que também age como hidratante.

Referências:
Vídeo da Rayssa Eckert sobre a base da Ruby Rose
Link do site que a Rayssa fez a pesquisa
Link da pesquisa do Avon Care Gel-Creme Fresh
Link da pesquisa do Butylene Glycol
Link da pesquisa Cetearyl Alcohol

Share This Article:

CONVERSATION

0 comentários :