Strobing vs contorno e um apanhado geral sobre o assunto

Olá!
Como comprei o Blush Up Corretor da Dailus, me surgiu a ideia de fazer um post comentando e diferenciando o Strobing do contorno facial que a maioria já deve ter assistido algum vídeo sobre ou pelo menos passa uma sombra marrom ou um bronzer.

Para quem não sabe o que é ou a diferença entre as duas técnicas, eu explico:

Contorno

O contorno consiste em criar o efeito de luz e sombra, muito usado pelos pintores e desenhistas na retratação da "vida real", nesse caso é chamado Chiaroscuro. Por exemplo, o quadro a seguir do Rembrandt mostra vários lugares onde o pintor retrata a luminosidade e a sombra feita pelos objetos ali presentes.


 O lado mais exposto a luz recebe coloração mais clara, enquanto a parte sombreada pela boina e o lado oposto do rosto do personagem encontram se mais escuras, o que deixa a pintura extremamente realista.

Assim também é na maquiagem, o que você escurece se faz vitima da sombra, fica menos aparente, e mais marcado, como se o seu rosto fosse um quadro e você refizesse seus traços ou apenas evidenciasse-os.



Ou falando na linguagem popular, onde você escurece, se aprofunda (no caso das maças do rosto e o queixo, o rosto aparenta-se mais fino ) ou diminui (no caso de sombrear as laterais do nariz e a testa), de modo que a iluminação faz saltar aos olhos do observador, como o topo do nariz, o queixo e o centro da testa. Mais conhecido é usar um corretivo mais claro abaixo dos olhos fazendo um triangulo, que ressalta a parte frontal do rosto, tirando ainda mais o foco das bochechas já afinadas pelo bronzer.

Os produtos que podemos usar na fase contorno são bronzers, pós compactos de tons mais escuros, corretivos ou bases.Os sticks ficaram famosos ultimamente, vejo vários tipos e marcas sendo vendidos. Eles são os substitutos daquelas paletas chinesas de corretivos de 6 cores e suas variações (caso você tenha alergia e a pele oleosa como eu, essas paletas não são muito recomendadas, nunca testei mas prefiro não pagar para ver). Sticks tem formato tipo corretivo em barra mas com função apenas de contornar e não de corrigir.

Para iluminar, existem os iluminadores líquidos (em formato de esmalta como os da Yes Cosmetics aqui do Brasil ou os da Benefit), as bases e corretivos mais claros ou os iluminadores em pó.


Strobing

Strobing nada mais é que iluminar o rosto, fazendo o parecer o mais natural e saudável possível, imitando a luminosidade natural da pele humana.





A grande diferença entre o contorno e o strobing é que você não usa a parte escura, apenas ilumina. Tem aquela aparência natural, iluminada e saudável. Vários maquiadores criticam a maquiagem totalmente matte (sem brilho), alegando que não é viável pois é artificial, já que nenhuma pele é naturalmente sem brilho, a menos que você esteja doente ou algo do tipo.



Para as que tem pele oleosa como eu, uma observação: cuidado com os excessos. Quanto mais base, mais corretivo e mais pó, mais pesada vai ficar sua maquiagem, e se usar o strobing, cuidado para não ficar com a pele oleosa e se misturar com o iluminador e parecer uma lâmpada e ofuscar o brilho do sol.



Se com produtos matte minha pele já fica brilhando, imagine no strobing, mas decidi tentar e me maquiei metade com a técnica de luz e sombra e metade strobing. Vamos ver o resultado?


do lado esquerdo de quem lê, o lado do strobbing 
do lado esquerdo de quem lê, o lado do contorno (mas o nariz está contornado)




Strobbing


 

Bem iluminado e natural, para não ficar muito pálida eu apliquei um pouco de blush (não tenho costume).




Contorno


 



 


Espero que tenham gostado do post e que tenha ajudado alguém.
Até!

Share This Article:

CONVERSATION

13 comentários :

Tamara disse...

Eu gosto de strobing, mas sem exagerar demais no iluminador. Também tenho pele oleosa e sofro!
beijo
www.tatices.com

Anônimo disse...

Acho esse tipo de técnica bem interessante,tentei fazer no ano novo, e bem...não deu muito certo.Fiquei parecendo que estava com uma ''barba'' por fazer quando batia luz direta XD.

Mas vivendo a aprendendo :D

, disse...

Sou louca pra aprender a fazer contorno. Fico impressionada de como muda o rosto da pessoa!
Beijão!

Estilo de sobra baby!

Pam Lepletier disse...

Adorei ambos.
Gosto das duas técnicas, mas acho que sou mais fã de contorno.
Feliz ano novo!
Beijos!

Blog Pam Lepletier / Já conferiu minhas compras de dezembro?

Camila disse...

São técnicas ótimas e fazem toda a diferença mesmo :)
Ótimo post..

www.chaeamor.com

Babi Souza disse...

Acho bem interessante, mas quando eu fui fazer eu fiquei estranha kkkk.
http://todailuminada.blogspot.com.br/

J.A disse...

nossa adorei a explicação dessas duas tecnicas e principalmente por voce ter usado o exemplo de pintores *-*


sorry a demora para lhe visitar, acabei tendo problemas com o HTML do blog
† Inocentemente Ingênua †

Camila Marinho disse...

Amei o post muito bem detalhado. Ainda não sei usar contorno mas quero muito aprender *_*
Bjos

Papo Garota
YouTube

Lina disse...

com iluminação artificial é bem complicado, mas com o tempo a gente vai se aperfeiçoando ne :D

Lina disse...

Feliz ano novo! Amo contorno, strobing me dá uma sensação estranha haha

Lina disse...

é só treinar!

Lina disse...

achei que seria uma forma de fácil compreensão, pois tem muita gente que tem dúvida de onde deve ser contornado e onde deve ser iluminado ^^

Lina disse...

Obrigada :D