Escova definitiva com Tioglicolato: Experiência

Olá gente,
Vou falar um pouco da minha experiência de alguns anos fazendo escova definitiva a base de Tioglicolato de Amônia, pois uma colega da faculdade estava interessada porém com receio. O que é normal, imagina tu acordar e entrar no primeiro cabeleireiro de esquina que ver e fazer uma química que tu nunca ouviu falar? Se depois, o cabelo cair ou coisa parecida, nem tem como reclamar, sabe por quê? Tu não pesquisou. Cabelo não é questão de apenas dinheiro e tempo. O dinheiro e tempo são reflexos do teu cuidado com ele, mas não indicam muita coisa. Não quer dizer que se passar uma hora diariamente passando creme e penteando seu cabelo que ele está saudável. Se há algo de errado com ele (ressecamento, pontas com bolinhas brancas, quebra constante, queda, emborrachamento...), há de se tratar, mas antes ainda, devemos procurar alguem que entenda do assunto para nos indicar um tratamento ou um produto.
Pra quem não sabe, meu cabelo é fruto de erros e acertos, uns que demoraram mais para recuperar e outros que com três meses já não se percebia. Passei na mão de diversas cabeleireiras e salões bons, mas parece que a fama não impediu de que desse bastante errado com meus fios.
Vou contar apenas um acontecido: quando eu era pequena, minha vontade era de poder sair com os cabelos soltos, visto que meu cabelo era bastante volumoso. Quando fiz 10 anos fui num salão afro (mas meu cabelo não é afro) para fazer um relaxamento. Adivinha o que aconteceu? Queimaram minha nuca com produto, e meu cabelo na parte da frente queimou também, uma espécie de seco, sem brilho, bem áspero. Daí hoje em dia resolvi alisar de vez e faço definitiva a base de tioglicolato de amônia. Essa química é uma das mais fracas, não alisa cabelos bem encaracolados, por exemplo. Mas comigo deu bastante certo. Quando me dizem "olha, lançou tal escova, por quê tu não faz? Vou descobrir o telefone do salão e depois te dou!" Coisa de tia,sabe? Mas sigo aquele sábio dito popular, que diz que em time que está ganhando não se meche. Pois bem, faço esse alisamento desde que estava no oitavo ano do fundamental, tempo né? Então confio na minha cabeleireira e no produto que ela usa.
Em qualquer química que tu faça, vai ter que cuidar. Ou em casa, ou no salão, do tipo: reconstruções, reposições de massa, hidratações, nutrições, etc... Qualquer alisamento ou relaxamento vai ter que fazer assim. E ter o cuidado de se for pintar ou passar outra química por cima, saber se é compatível :)
Escolhi essa química pois é definitiva, não queria precisar passar chapinha sempre que lavasse o cabelo. Queria lavar, e ele estar ali, lisinho, natural e sem necessidade de finalizar com calor. Eu só uso mesmo escova e chapinha quando a raiz está grande, inevitável. Até por que minha raiz é meio lisa, uma mão na roda. Para quem quer ter o cabelo liso e sem precisar de chapinha constante, é uma ótima opção. O único ruim é que para quem quer pintar você tem uma restrição de tintas que pode usar e não poder usar oxigenada 40, e que seu cabelo não vai ficar da cor que tu usava antes. Por exemplo, se tu ficava ruiva com um 7.4 com ox 20, vai ter que usar uma 8.4 com ox 30, pois o tioglicolato impede de clarear tão facilmente. Agora, nunca se esqueça de cuidar bem do seu cabelinho, ele agradece ! Mesmo com uma química sem tantas restrições, tanto essa quanto qualquer outra.
Beijos e até a próxima :D

Share This Article:

CONVERSATION

2 comentários :

Unknown disse...

Oi,boa noite! Fiz minha escova de TIO faz dois dias e ficou linda,porém meu cabelo ta muito fedido,você tem alguma dica pra diminuir esse cheiro ou só sai com o tempo?

Carolina disse...

olha, esse cheiro horroroso fica no cabelo durante umas boas lavagens. As vezes eu ainda sinto esse cheiro mesmo meses depois de feito.