Procrastinar na hora da leitura/estudo. Como melhorar?

Olá!
Uma coisa que me incomoda bastante é quando eu tento me concentrar numa leitura ou estudo e logo me perco ou o interesse muda. Nem sempre é vantajoso pois as vezes você tem prova no outro dia e não está interessado em não saber nada da matéria, certo?

http://www.seuniverso.com/sobre-problemas-e-procrastinacao-e-como-sobreviver-a-eles/

Até quando eu lia algum livro que estava muito interessada eu do nada "cansava" ou perdia a motivação pra ler, mesmo que o conteúdo fosse muito bom, pois via outra coisa que me interessava e acabava não terminando nenhuma tarefa.

Dica número um: Termine TODAS as suas tarefas antes de começar outra. Uma hora você vai se cansar de não terminar nada e vai querer fazer tudo por completo. Eu duvido que você não consiga terminar tudo que você faz, você é capaz!

 É que nosso cérebro é dividido em três, e apenas uma dessas partes (neo-cortex/racional) é ligada a essas tarefas complexas e demoradas, as outras duas partes do nosso cérebro são bem primitivas (reptiliano/raciona e límbico/emocional), e tendem a querer guardar energias e fazer sempre o fácil, é instintivo. É preciso força e motivação pra terminar tudo. E isso prejudica até nossa auto estima viu?! Muitas pessoas na hora de se ofender, falam que " não saem do lugar, não conseguem nada", tenho certeza que você já ouviu alguém falar isso, é um pouco culpa do seu próprio cérebro.

Tirei essa imagem bem explicativa desse site, que explica muito bem como funcionam essas partes.


Uma coisa que você pode fazer pra ajudar (mas não funciona com todas as pessoas) é separar seu dia em afazeres. Tudo o que você precisa fazer em horários e também catalogar teu tempo de descanso, senão fica impraticável. Pra me incentivar a fazer tudo, eu costumo anotar no final do dia tudo o que consegui fazer, e ao final da semana eu me presenteio com algo que eu gostaria (um dia sem malhar, um doce, um filme agradável).

Outro método é usar um aplicativo do método pomodoro, que separa seu tempo em 30 minutos. Em 25 minutos você se concentra em apenas UM afazer (uma leitura, um filme, um livro) e ao finalizar, ele contabiliza 5 minutos pra você levantar, dar uma caminhada, brincar com o cachorro/gato, fechar os olhos. Ao final desses 5 minutos ele contabiliza novamente seus 25 minutos de concentração pra você voltar a estudar ou fazer sua leitura.


O recomendado para estudos diários é no mínimo 3 horas diárias. E claro, facilita demais você continuar estudando todos os dias. Pois quem estuda tende a continuar estudando, e quem para, tende a ficar parado. Lembra da lei da inércia?

O que eu costumo fazer é marcar num calendário grande perto de mim os dias que tenho de prova, pra continuar motivada a estudar e ter noção de quando terei que agressivar meus estudos e revisar a matéria toda.

Espero que tenha ajudado vocês em algo. Deixem seus comentários mostrando como fazem pra serem produtivos!

Share This Article:

,

CONVERSATION

1 comentários :

J.A disse...

quando eu pego pra estudar eu estudo mesmo haha, mas quero fazer sua dica do calendario, eu sou muito ruim de memoria, sempre esqueço tudo,dai dps fico toda afobada.
Caaaraaaa quando sai do navegador quando vi a imagem de cerebro, chega de cerebro em minha vida, peguei DP em anatomia por causa do cerebro la hahahah chega gzuis hahah

http://inocentementeingenua.net/