Rumor: Vegetariana, e agora?

Pode parecer um assunto fácil de ser tratado, mas imagine que muitas coisas do mercado que você entra sempre tem origem animal. É claro que você não vai pensar nisso se é onívoro (se alimenta de carne e vegetais). Você não vai se dar a esse trabalho.



Semana passada eu postei aqui sobre como foi uma semana sem açúcar, e acredite, é uma grande restrição. A primeira mudança é olhar necessariamente tudo o que eu me alimentava. Dá aquela preguiça, os séculos atuais te dão tanta facilidade que você não quer se dar ao trabalho. Mas por trás de tudo isso há animais morrendo de forma cruel e sem pudores.

Diversas vezes eu entrava no facebook e via aquela famosa imagem "Se você ama cachorro/gato, por quê come porco/boi/frango?" Não estou aqui pra jogar na sua cara que você mata animais todos os dias, mas se você come carne, o que você está comendo?


Pra mim essa imagem me soava como uma surra, era real a hipocrisia em mim. Comecei então a parar de usar produtos que estavam ao meu acesso e que eu podia substituir facilmente por outros cruelty free e animal friendly (que não testam em animais e nem possuem origem animal). Lembra do post que fiz sobre a Korres? É uma marca cosmética que se encaixa nisso.


Outra coisa que você com certeza sabe (ou finge não saber) é que esses animais além de mortos cruelmente, tomam hormônios para crescer o mais rápido possível. E você está comendo esses hormônios. O que acha que daqui a alguns anos vai acontecer com a sua saúde? Pode até não morrer, mas vai ter muitos problemas ainda em vida.

Talvez surja em sua mente que existem alguns alimentos que você gosta muito que tem carne ou alguns cosméticos que fazem muito bem à sua pele, e você não sabe como substituir ou como parar de usar. Não sejamos hipócritas, isso realmente acontece e não é fácil se tornar vegetariano do nada. Mas vamos lá:

Você não necessariamente vai conseguir parar de comer de um dia pro outro, eu ainda não consegui retirar peixes e frutos do mar da minha alimentação e ainda são poucas as opções de cosméticos sem abuso de animais, mas existem grandes marcas por aí.


  • Com você pode ser que não consiga tirar o frango assado ou o hambúrguer te seduza muito. Comece não comprando carnes. Sim. Não reabasteça seu estoque em casa. Vá comendo até acabar, e depois comece a imaginar que foram vidas exploradas pra te trazer sabor por poucos momentos. Você nem ser humano nenhum são donos dos animais para fazerem o que bem entendem. 
  • Comece a ver documentários sobre o assunto. São realmente importantes para a conscientização. Você não é leão e não foi feito para comer carne. Veja aqui o por quê disso
  • .Se você acha que a carne vai te fazer alguma falta, veja a história desse fisiculturista vegano.
  • Vá a restaurantes vegetarianos/veganos e veja que não vai sentir falta alguma do gosto da carne.
  • Experimente soja pelo menos uma vez e use em receitas
  • Comece fazendo várias receitas sem carne pela semana para ir se acostumando.
  • Leia essa matéria publicada pela USP sobre o intestino de vegetarianos
Existem vários canais brasileiros que abordam muito o tema e trazem receitas que podem te ajudar. Vou listar alguns que tem me ajudado bastante:






E essa pagina maravilhosa no Facebook que tem me ajudado muito no almoço do dia a dia.

Novamente, não estou querendo julgar ninguém, e não é uma tarefa fácil. Mas é pelo bem dos animais. Com certeza não posso dizer "em um ano vou parar de comer carne completamente e não vou usar nenhuma marca que teste em animais". É um processo e espero que tenha muitas novidades e coisas que ajudem vocês que também estão nessa.

Se você já passou pela transição deixe seu comentário, fale como foi sua experiência, qual marca você está usando ultimamente e seja gentil <3

Share This Article:

CONVERSATION

9 comentários :

A Bela, não a Fera disse...

Tenho que tomar o dobro de cuidados depois que me tornei vegetariana por que tenho problemas de hipotiroidismo e não posso consumir soja D:
| Blog A Bela, não a Fera |
|‎Youtube TAG Pokemon |
| FB Page A Bela, não a Fera|

Maira disse...

Bom, eu sou vegetariana há mais de 3 anos e até hoje acho complicadinha a questão de cosméticos e outros produtos (que não alimentos) por causa dos testes em animais e tal. Mas quanto a comida, pra mim, foi a transição mais tranquila. Eu, a minha amiga e o namorado dela decidimos parar de comer carne juntos, de um dia pro outro mesmo, e temos estado "limpos" até então. Claro que antes disso eu já tinha tentado parar de comer carne umas 2 vezes, mas sem muito sucesso. Acho que essa transição varia de pessoa pra pessoa e do quão "carnívora" a pessoa é. Hoje em dia eu como de tudo, e os pratos que normalmente vão carne, eu substituo por algum legume ou verdura e fica maravilhoso (tenho a-m-o-r por pizza de brócolis com catupiry).
Acho que as tuas dicas foram ótimas pra quem quer começar :}

http://estilodeaudrey.com.br/

Lina disse...

amo soja, tem sido muito amiga na substituição da carne, mas deve ser difícil, não só pela soja mas por outros alimentos ne? as vezes voce pode querer comer algo e não poder :(

Lina disse...

Obrigada pelo apoio <3 eu morro de medo de ir em algum restaurante ou na casa de alguem e não ter nenhuma opção sem carne, e ter de comer, e chegar comentando com alguem veg e sair me tacando pedra sabe? Não foi por que eu quis, mas por estar sem opção. Mas acredito que com o tempo eu vou aprender a lidar com isso.

Lara Kneip disse...

Eu consegui ficar sem comer carne durante um ano, mas por alguns motivos acabei voltando. Mas eu pretendo um dia sim (num futuro não muito distante eu espero) voltar a ser vegetariana. Eu mesma já comprovei que a saúde melhora muito quando você corta de vez as ingestão de carne e assim que for possível vou voltar ao vegetarianismo.
Eu espero mesmo que você consiga passar por essa transição. :3

Relíquias da Lara

Cecilia disse...

Meu namorado virou vegetariano e tá tentando me levar no mesmo rumo, mas aqui em casa é muito difícil e eu adoro o sabor de carne :(

http://www.gotasdecafe.com.br/

Lulu on the sky disse...

Tenho uma amiga que virou vegano e ela não se arrepende. Agora eu já adoro uma carne
Feliz Páscoa.
Big Beijos
Lulu on the Sky

Jéssica Veneno_Official disse...

Eu vivo entre a Cruz e a Espada quando o tema é Vegetariano , mas curti muito ler seu post ,esclarecedor ...

http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

Thaís Sgalbiero disse...

Eu sei que não é isso que você quer escutar, mas fazemos parte de uma Cadeia Alimentar, o ser humano ao comer um bife, está mastigando a carne de um boi que se alimentou de capim. O capim obtém a energia para crescer a partir da luz do Sol, e nós precisamos dessa energia. E cada um tem sua opção de escolher.
Um beijo grande e muito gordo.
overdosederosa.blogspot.com.br