Aplicar base com esponja, pincel ou dedos ?

Mês passado eu fiz resenha da esponja da marca Belliz, e agora com algum tempo de uso estou manjando mais de como ela funciona e me adaptando a ela.

De primeira, quando a gente vê tutoriais de algumas maquiadoras no youtube ficamos encantadas com tantos produtos e queremos testar quase tudo. Mas aí que está o erro, se somos iniciantes, muitos deles não vamos saber como usar corretamente.

Na aplicação de base, muita coisa influencia o resultado final. já que a base é a fachada da maquiagem. Percebemos se o tom de base está errado, se a base está mal aplicada, se a base não serve para o tipo de pele da pessoa.

Primeiramente, a esponja.
A esponja influencia muito. Caso seja muito durinha, ela vai absorver produto. Tanto que a Beauty Blender é bem macia. A Belliz é mediana, nem muito durinha, nem muito macia.
Se usada úmida, vai deixar a base menos pesada, absorver menos e dar um efeito iluminado à pele. Nunca se usa a esponja pingando de água, sempre se deixa a esponja absorver água até aumentar de tamanho, e depois se pressiona com a mão até não pingar mais.
Se usada seca, não vai interferir tanto na cobertura da base mas vai absorver um pouco do produto.
De modo geral, é muito usada para tirar marcações do rosto, como aquele corretivo que acumulou ou um blush que ficou muito marcado.
Utiliza-se com o movimento de carimbar.

Segundo, o pincel.
É o mais comum, muitas pessoas compravam de cara o língua de gato, que raramente vejo usarem hoje em dia. Os kabukis e os duo fiber vieram em seu lugar.
O língua de gato pode deixar a base um pouco marcada, deixando rastros onde passar o pincel. É usado em movimento cruzado, formando um x para evitar as marcações.
O Kabuki vai polindo a pele (dando acabamento) enquanto espalha a base, retirando marcações e a deixando lustrosa, com a cobertura mais intensa. É utilizado em movimentos circulares e com mão leve.
O Duo Fiber vai suavizando tudo, deixando uniforme sobre a pele, porém deixando a base mais leve e mais natural. É utilizado para aplicar base da mesma forma que o Kabuki. Também é o pincel ideal para aplicar base em pó se queres o resultado mais leve que com esponja.

E por último os próprios dedos.
Com suas mãos, involuntariamente você aquece o produto, então quem tem pele mista ou oleosa pode notar essa diferença no aumento da oleosidade da pele enquanto usa a base, causado pelo estímulo do calor. O aquecimento da base com os dedos não é algo ruim, ele vai fazer com que a base seja absorvida melhor pela pele, deixando um acabamento natural.
Caso não aqueça a base, aplicando direto no rosto, deixa a cobertura mais alta do que os outros tipos de aplicação. As vezes pode contribuir para a aparência reboco, se mal aplicada e se a própria base já tiver uma cobertura alta.

                                                        Instagram - Twitter - Facebook

Uma curiosidade é que as bases foram feitas inicialmente para uniformizar o tom de pele. Porém como atualmente melasma, vitiligo e outros tipos de despigmentação na pele foram visados, as bases tiveram que subir o nível de cobertura para atender essas pessoas. Mas base não serve para cobrir o rosto como um todo, embora muitas pessoas usem assim.

Então se a sua maquiagem tem ficado pesada e tem te incomodado, e você tem muitas manchas, experimente usar uma base leve que deixe sua pele uniforme, e nas manchas aplique o corretivo, depois sela com o pó translúcido para ficar natural. Caso goste de uma cobertura maior mesmo sem muitas manchas, o pó compacto pode ser seu aliado.

Espero que tenha sanado as dúvidas de vocês! Experimentem usar uma base com cobertura alta aplicando das três formas e depois uma base de cobertura leve e comparem a diferença. Quando digo que a esponja vai deixar a base mais leve se úmida ou que com os dedos ela vai ficar pesada, isso depende também da própria base. Não adianta ser um BB Cream bem leve que não vai cobrir mais do que ele foi criado para, nem uma base muito pesada ficará com cobertura de BB Cream.

Até a próxima :D

Share This Article:

,

CONVERSATION

9 comentários :

Maira disse...

Bah, que post bacana! Eu não sabia de tudo isso porque só comecei a me interessar mais por maquiagem no ano passado.
Eu normalmente uso pincel ou os dedos (quando tô com preguicinha de sujar pincel haha) e queria muito testar uma dessas esponjas que todo mundo fala muito bem! :}

Beijos,
http://estilodeaudrey.com.br/

Camila Lima disse...

Eu gosto de aplicar com pincel e dedos mesmo, mais acho que fica mais bonito com pincel pois com o dedo acaba tirado o pouco o produto
Beijos

Blog Segredos da Cáh
Instagram
Facebook
Canal do You Tube

Jéssica Veneno_Official disse...

Gosto dos dedos para definir algum detalhe,dos pinceis para acabamento,e bem ultimamente estou estranhando as esponjas pelo fato de absorver muito do produto

http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Eu aplicava com os dedos, confesso. Mas comprei o pincel e a esponja semana passada. Vou ver qual aplico melhor!

Beijos, Love is Colorful

Unknown disse...

eu sou uma merda com maquilhagem rsrs mas gosto mais de usar a esponja para a base acho que fica mais uniforme e não parece que eu estou com um reboco na cara rsrsr


Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

Miguel Gouveia disse...

Obrigado meu anjo :') Sim, geralmente costumo ir assim para qualquer lado :P Ahahah não! vêm como uma pessoa normalíssima :D

As dicas foram ótimas. Não uso base mas uso corretivo e BB cream. Costumo aplicar com os dedos por ficar com a temperatura necessária da pele. Contudo, quero ver se arranjo uma beauty blender :D

NEW TIPS POST | Men Beauty Essentials
InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

Nanda Doria disse...

Que post INCRÍVEL!
Jamais tinha pensado na diferença entre as três aplicações. Eu uso a esponja, é a que mais me identifico e consigo deixar uniforme.

www.vodkaescarpin.com.br

Lulu on the sky disse...

Adorei a dica. Vou tentar passar da próxima vez com pincel duo fiber.
Big Beijos
Lulu
www.luluonthesky.com

Bianca Schultz disse...

Oii!
Achei muito bom esse post, bem explicadinho!
Eu não me arrisquei a comprar a esponjinha ainda porque sei que vou acabar nem usando. Quando eu comecei a usar base (o que deve fazer uns 2 anos mais ou menos), eu passava com pincel lingua de gato, mas com o tempo eu vi que pra mim funciona melhor a aplicação com os dedos.

Beijos!
Blog Bianca Schultz