Lina acadêmica: Canais que podem te ajudar (e muito) na sua vida estudantil


Oe!

Mais uma série que trouxe pra cá, na intenção de ajudar vocês de alguma forma.
Na série Lina acadêmica, eu, estudante de Engenharia Química, vou trazer algumas dicas que podem ajudar vocês, não importando o curso que fazem!

Nesse primeiro post, vou indicar alguns canais que me ajudam (e muito) na minha vida estudantil. Veja que, não são necessariamente focados em ensinar coisas, mas são propostas relacionadas ao ensino.

Vamos lá?


Um canal mais focado para quem está interessado em fazer algo relacionado a química e assuntos relacionados com mestrado, doutorado. É um canal muito legal mesmo, e também tem aulas de química, indicações de livros relacionados a química.

Esse livro, Alice no país do Quantum, é a coisa mais lúdica e maravilhosa que existe. Sou louca pra ser mãe e dar esse livro para os meus filhos lerem hahaha #Quimilouca



Como a gente sempre tá descobrindo algumas coisas por aí, esse canal eu descobri enquanto fazia esse post nas sugestões do Youtube.

Para mim são dicas maravilhosas, pois fala bastante sobre a pós graduação. Ela simplesmente explicou tudo o que eu queria saber, pois eu tenho a vontade de seguir no ramo de pesquisa e desenvolvimento, ou seja, estar sempre na pesquisa, na busca de algo que não foi visto, descoberto.




Outro canal que tem conteúdos diversos é o canal Sou Genius. Mais focado em coach, tem vários vídeos que podem te ajudar e te incentivar a não desistir dos teus sonhos, principalmente se você passar os mesmos perrengues em casa que eu, que não tenho apoio nenhum além de mim mesma.

Fazer dar certo até dar certo!




Outro canal que eu não perco um vídeo sequer é o canal do Fernando Mesquita. Mais focado em concursos públicos, também tem diversas dicas relacionadas a estudos, trabalho vs faculdade, e até dicas sobre como você pode ser mais produtivo, por quê sabemos (eu aprendi no canal dele) que falta de tempo é uma grande ilusão pra quem não é pai/mãe ou não trabalha. Não tem desculpas, bora estudar!

Outra coisa que acho foda, é que o canal do Fernando é um super motivador, até nos comentários. Vivo printando os comentários de lá pois são histórias maravilhosas, de vez em quando me sinto mal, desmotivada, e vou dar uma carregada nas baterias por lá.



O que a gente pensa primeiro quando pensa em asiáticos? Nada de esteriótipos, por favor, mas a gente logo pensa em gente estudiosa certo? Os crânios. Nem sempre, mas é o que a gente imagina.

Esse canal é maravilhoso em vários sentidos, tem várias dicas, em vários aspectos. Tanto em técnicas para estudo, como incentivo e até educação emocional. Vale super a pena a inscrição!




Um canal mais focado em escola é o canal da Débora. Ela é super organizada e incentiva muito desde cedo a gente gostar de estudar.

Pensa comigo, você não gosta de estudar, mas sonha em fazer uma faculdade que exige muito de ti (uma engenharia, medicina, etc), e aí tu se mata de estudar pra fazer o vestibular, passa e entra na faculdade achando que o sufoco de estudar 4, 6 horas por dia acabou. Engano teu.

Se você escolheu uma faculdade foda, no mínimo você tem que gostar do conteúdo abordado, senão você vai passar com muita dificuldade. Esse vídeo é tanto pra quem não gosta de estudar como para quem tem preguiça (eu era muito preguiçosa para estudar, até levar a sério). Não espere reprovar várias vezes, já começa a estudar e criar o hábito desde muito antes de começar a faculdade. Dica do fundo do meu coração.

Poucas pessoas entendem o quão difícil pode ser terminar uma faculdade de Odontologia, Medicina, Engenharia, Arquitetura, ou qualquer outra sem apoio em casa. Como já falei nesse post, eu não tenho apoio nenhum dos meus pais nem família e faço uma das faculdades que é considerada com uma das mais difíceis. Tem dia que é difícil querer levantar da cama. E passei um perrengue enorme quando fiz vestibular. Tudo isso sem apoio. E cheguei até aqui com ajuda de Deus somente.

Caso você tenha um sonho, que pareça muito difícil de alcançar, não espere o apoio de ninguém. Foi aí que eu parei de acreditar em família e nos esforços que eles poderiam fazer por mim, e no apoio que eles me dariam. Se você recebe, isso é incrível. Mas caso não, não se sinta fraco ou burro, ou não digno, procure ajuda! Um pedagogo da sua faculdade/escola  ou um psicólogo podem te ajudar nessa situação de tristeza e ansiedade. A gente se sente desmoronando e as cobranças que nos fazem nos deixam cada vez mais pra baixo. Não tenha vergonha e não se intimide, você vai conseguir chegar lá!

Espero do fundo do meu coração ter ajudado vocês de alguma forma.
Beijunda

Facebook
Instagram
Twitter

Share This Article:

, ,

CONVERSATION

4 comentários :

Jessica disse...

Post muito útil :)
Realmente, a minha faculdade não é das mais complexas, até agora não fizemos nenhum trabalho "impossível" de ser feito, porém temos que saber de muitas áreas e isso acaba dificultando as coisas.

www.blogmylittlecandy.blogspot.com.br

Carolina disse...

toda faculdade é meio complicada, cada uma no seu grau

Kamylla disse...

Não conhecia a maioria dos canais, eu sempre tive sérios problemas em aprender em sala de aula. Nunca consegui concentrar, pega raiva da cara do professor e etc. A ironia da vida é que hoje resolvi ser professora e percebo que cada aluno tem sua forma mesmo de aprender. Vivo indicado canais para eles e forma de tentarem aprender sem o jeito ultrapassado e chato da sala. E o youtube é ótimo para isso né?

Parabéns pelo blog.

vidaemserie.com

Isabelle Felício disse...

Desses o meu preferido é o da Débora. Esse video ai foi perfeito pra mim kkk depois dele passei a ver todos e graças as dicas dela consegui uma boa nota na redação e consegui passar pro curso que queria ♡