Estudar para mim ou estudar para a prova?

Primeiras provas do quarto periodo chegando e me peguei pensando na segunda coisa: estudar para a prova ou para mim?
Te digo que é fácil tirar um 10 numa prova, e existem várias maneiras de conseguir isso.

  • Colando de alguém
  • Usando algum papel escondido
  • Pode gravar
  • Usar o celular, etc...
Mas você pode estudar para a prova, aquele velho habito de pegar o livro um dia antes e reler as noções anotadas. Vem o pensamento bruto de que você não vai conseguir assimilar tudo e se contentaria com um 6. Talvez sua prova esteja fácil e você tire esse 6, talvez esteja mais puxado e tire um 3. Tem outras provas não é mesmo? Ai você termina seu curso cheio de 6, 7... ok, você passou mas o que você levou contigo?
 Sim, o que você levou contigo do curso?

Existe outro método de estudo, estudar para você! Mas esse só funciona se você gostar do seu curso. Como ele funciona? Você acorda cedo numa semana cansativa mas pensa que terá uma ótima aula (talvez seu professor não faça o seu tipo de aula, mas a matéria parece bem interessante).

Chega na aula e escuta atentamente tudo o que ele diz, e ai chega na biblioteca ou em casa e procura saber mais. Você está assimilando e aplicando tudo o que aprendeu nas suas conversas e onde você chega as pessoas sabem que você cursa tal coisa pois você não para de falar um minuto sobre. Prova é fichinha para você, já conhece aquele assunto.

Não quero entrar no quesito de professores que não tem uma didática boa, mas somente quando você não consegue progredir na matéria quando tudo está ok. Pode parecer uma utopia mas não é. Cada um tem seu jeito de lidar com cursos, e você precisa dar o seu melhor simplesmente para aprender aquilo, assimilar, absorver. Emprego tá difícil para todos.

É mais importante saber a  matéria para uma conversa você saber explicar o conceito nível universitário do que tirar um 10 por ter gravado tudo. Na hora de aplicar, você não vai saber.

Ninguém nasce sabendo tudo e é provável que mesmo se esforçando e estudando você esqueça certas coisas ou confunda-as, somos seres humanos feitos de carne e osso, é normal.

Não estude para tirar 6, para tirar 10. Estude para você! Estude por você gostar daquilo! Estude para ser um profissional competente.

Share This Article:

CONVERSATION

12 comentários :

Unknown disse...

Que ótimo post!
Me identifiquei muito <3 Não se deve estudar pra passar e sim para aprender, ser um profissional competente. Adorei mesmo.
bjuxxx
www.taayvargas.com

Mone Venzel disse...

Tá aí uma reflexão super válida..
O que nos leva a pensar que muitas vezes as pessoas fazem x curso apenas pelo retorno financeiro dele e não por gostar de verdade daquilo e acabam estudando só pra tirar um 10 numa prova e se tornam péssimos profissionais.. Alguns médicos que o digam...
Acho que o principal é fazer o que ama. Isso tornaria tudo mais fácil e simples. ^^
bjin

http://monevenzel.blogspot.com.br/

Ane Cristina disse...

O problema é que o ensino como um todo se encontra assim, não é verdade? Nas escolas o ensino é voltado para o vestibular, parece que as pessoas viram máquinas. Se o simples fato de obter conhecimento fosse mais valorizado, com certeza as pessoas saberiam mais, por gostar de aprender e não por precisar "aprender" (por que na verdade esse aprendizado está mais pra decorar)

Bjo <3

http://ultracrepidante.blogspot.com/

Uma Interessante Vida disse...

Excelente dica, flor! Eu sempre fiz isso e no final das contas é bom, pois quando a gente se dedica e assimila o que estuda, aprendemos mais e o resultado são boas notas. bjs e bom domingo

Unknown disse...

Nunca parei para fazer essa pergunta... "estudar para a prova ou para mim?"
Acho que a minha vida toda até a faculdade sempre estudei para a prova, nunca estudei para mim mesma, por isso chegava na prova me dava um branco rs*

Bjos,
http://www.grbla.com.br

Lulu on the sky disse...

Sempre estudei para mim, porque gostava de estudar
Bom fds!
Big Beijos
Lulu on the Sky

Sabrina oliveratta disse...

Ótimas dicas! Vc eestá certíssima!
Amei! Vou ficar muito feliz em te ver no meu blog novamente!
http://fashionmaniacbrazil.blogspot.com.br/

http://fashionmaniacbrazil.blogspot.com.br/

Hey I'm With The Band disse...

Puts, eu nunca gostei tanto assim de estudar. Estudar pra mim sempre foi sinônimo de tirar boa nota e não estudar porque é legal. Sem contar que também tive birra com muitos professores. Enfim, acho esse assunto de estudos bem chato haha :(

http://heyimwiththeband.blogspot.com/

Anônimo disse...

Nunca tinha pensado nisso, estudar para mim. Mas vendo aqui, sempre que eu estudei porque gostava da matéria ou porque tinha interesse, me saia mil vezes melhor.

kledisse.wordpress.com

Thami Sgalbiero disse...

Cara, uma coisa que eu aprendi é que, se você entende a matéria e estuda pra saber mesmo, fica tudo muito mais fácil. Fora que essa matéria que a gente estuda agora, provavelmente vai ser citada algum dia na nossa vida e é sempre bom ter aquele conhecimento pra não ficar boiando no assunto né? Adorei o post!

Beijos!
www.likeparadise.com.br

Unknown disse...

Que ótimo o post. Concordo muito com isso de estudar para si! Ás vezes é difícil quando se está na escola, mas acredito que na faculdade ou curso técnico é muito legal.
Beijos, http://www.contandoumpouco.com.br/

Hi Moonlight disse...

Nossa, não poderia concordar mais com as coisas que você falou. As pessoas precisam ler isso e colocar na cabeça que tem que estudar pra si mesmo!
Fica realmente mais fácil (e prazeroso) fazer as coisas que você disse; escutar o professor e depois ir atrás para saber mais do conteúdo.
Amei demais o post!!

Beijos,
Bi.

- www.naogostodeunicornios.com