Enem

OIE!



Recentemente bombou um textão no Facebook de uma moça comentando que odeia essa forma de se exaltar os sacrifícios pessoais para conseguir passar numa prova. Teve também outra postagem que bombou de uma moça que conseguiu passar num curso estudando 17 horas por dia.

Muitos olham e fazem piada, outros olham e desejam alcançar tantas horas de estudo mas logo se exaustam.
Alguns nem tentam e também nem passam. Raros conseguem sem estudar tanto.

Varia né.

Hoje vim contar para vocês minha experiência sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

No início, esse blog se chamava Obscure Love Machine, e eu postava poesias e as redações que eu fazia como treino para o Enem. Eu me sentia incentivada fazendo dessa forma, mesmo não tendo muitos acessos, era um trato comigo mesma de continuar escrevendo, e com uma certa frequência.

Fiz no segundo ano do Ensino Médio para tentar a sorte e ver se eu conseguia passar para algum curso e largar de vez a escola que eu tanto odiava. Tirei uma nota boa mas não consegui nota para nenhum curso.

Nada muito preocupante.

No terceiro ano, eu tive o horário escolar estendido, estudava das 07:30 até 13:40. E voltava para a escola 14:00 e só saia ás 18:00. Tinha pouquíssimo tempo para estudar para as provas da escola, eu nem revisava a matéria dada no pré vestibular da escola. Quando era semana de provas, o pré vestibular não parava, e todos os alunos faltavam para estudar. A coordenação achava justo reclamar e jogar na nossa cara nossa falta de empenho e comentavam casos de alunos muito mais estudiosos e empenhados que nós. Que nós não estávamos dando o nosso melhor e que deveríamos ser melhores para alcançar resultados melhores.

No meio do ano começou uma turma de pré vestibular numa famosa escola aqui do RJ, se você é daqui, saberá qual é. Aula aos sábados, o dia inteiro, das 08:00 às 17:00. Conheci amizades que nem conheço hoje em dia. Fases né. Infelizmente fazem parte do meu passado apenas.

Senti um gás, os professores eram muito mais engajados, o professor de matemática se diferenciava, ao menos ele tirava minhas dúvidas e me explicava onde errei. O de história entendia minha euforia e me completava o entendimento. O de literatura então... Amava debater com ele.

Depois de mais um tempo larguei definitivamente o pré da escola e fui fazer um curso rápido para a UERJ. Já sabia que queria Engenharia Química (que curso hoje pela particular). Amava os funcionários do local, me divertia com as aulas, estava empenhada e segura. Já tinha tempo para estudar e refazer tudo. Tirava as dúvidas, enfim.

Fiz a UERJ primeira fase, primeira prova: D. Fiz a segunda prova da primeira fase: C. Até dava para tentar, mas teria que gabaritar a segunda fase e não queria essa pressão toda.

Aí seguramente chegou a hora de fazer o Enem. Dessa vez era sério. Estava segura. Nenhum dia se passou sem eu pensar nisso. No primeiro dia consegui uma carona de quem eu nunca pensei que me daria. No segundo dia fui sozinha mesmo. Numa faculdade que faliu e nem existe mais. Curiosamente as duas faculdades em que fiz a prova nos dois anos do Enem faliram.

E então o resultado: pior que o ano anterior. Sim, me empenhei mais e fui pior. Embora tenha sido a maior nota da escola. Chorei de raiva, quebrei coisas. Chorei. Aceitei e segui em frente.

Não sei se devo opinar no que você deve fazer ou não caso não passe, você descobrirá o motivo quando eu postar a segunda parte desse post, exatamente no dia que sair o resultado do ENEM, pra ficar tudo encaixadinho e bonitinho <3

A minha luta até a matricula da faculdade particular. E como todo final de semestre, virá também o resumo de como foi meu semestre <3
Espero você!

Instagram
Facebook
Twitter

Share This Article:

,

CONVERSATION

41 comentários :

Thais Brandao disse...

Tem gente que estuda e não passa, tem gente não estuda e passa como você disse "vária né". Não passar no Enem não faz de ninguém desprovido de inteligência, todo esforço é válido!! Aguardando o próximo post. Bjss

Sthefani disse...

Infelizmenet essa é a realidade né. Conheço muitas pessoas que fazem cursinho, mas no dia da prova, por ansiedade, ou por outros motivos, acabam não indo bem. É preciso muita concentração e dedicação para fazer esse e tantos outros vestibulares.

Unknown disse...

Eu sempre achei absurdo, visão política social minha, que pessoas tenham que fazer esforços sobrehumanos para cursar uma faculdade pública. Sempre achei uma besteira essa história de meritocracia, a real é que nossa educação básica já devia nos preparar para o vestibular, sem necessidade de esforços que desgastam e adoecem pessoas.

Enfim, eu sempre estudei em colégio particular e não passe da segunda fase das Universidades Estaduais, cursei uma faculdade particular e fiz minha carreira, e é isso que importa, mas, infelizmente, nem todos tem condição de bancar uma faculdade e ficam reféns do sistema. É muito triste!

Julie disse...

Acredito muito que as coisas não acontecem à toa. Se por algum motivo você estudou muito e o resultado não condiz com seu esforço tem um motivo por trás disso. Tem outra experiencia que vc deve passar por ela para ter um amadurecimento e acontecer algo melhor do que vc esperava quando se frustrou.
Beijos!

https://detropecosequedas.blogspot.com/?m=1 disse...

achei um máximo você expor sua experiencia eu fiz duas vezes na primeira eu até tirei uma nota boa na segunda eu fui só no primeiro dia achei exaustivo ter que ler um texto gigante um maior que o outro eu cheguei em casa morta de cansada no outro dia eu falei eu não quero fazer essa porra desculpa os palavrões mais foi isso já estou na faculdade não entrei pelo enem decidi que minha prioridade seria pagar a faculdade e tem sido assim até hoje eu deixo de comprar um monte de coisa para pagar os estudos mais vale apena acho injusto a sua vida ser decidida em dois dias,sem falar que essa prova não pode definir se você é boa ou ruim porque o seu estado de espirito influencia muito curti o post sucesso

Unknown disse...

Muito bacana a sua ideia de relatar como foi seu pré vestibular. É um assunto polêmico necessário de se debater mesmo. Adorei mesmo, meu blog fala muito de estudo e pensei em fazer algo parecido lá também. Quero ver o final da história!

http://publicandoblog.wixsite.com/publicando

Miguel Gouveia disse...

Pois, realmente não faz sentido. Acontece o mesmo aqui, por exemplo, com a comida "saudável" ou biológica. Os preços são elevados :/
Ainda assim consegues conciliar tudo e ter forma de tratar da pele mesmo que os recursos sejam escassos. Quero muito ver se no natal consigo adquirir o gel da clinique. Faz imenso tempo que quero experimentar produtos deles :P

Nada acontece por acaso. Aconteceu-me o mesmo uma vez. Estudei imenso para uma frequência na faculdade e tive uma nota baixa. Ainda assim não baixei os braços. Fiz melhoria e mostrei ao professor do que era capaz :)

NEW OUTFIT POST | When Autumn Makes You Feel Happy!!!
InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

Achei e Rabisquei disse...

Olha, acho que essa questão do ENEM é bastante relativo e vai muito da sorte, infelizmente. Assim como concursos públicos. Tem gente que não estuda e passa, outras se dedicam e não passam, como foi seu caso. Enfim, se pudesse lhe dar um concelho de amiga mesmo, seria o de perseverar sempre. Não desistir dos seus sonhos. Logo logo vc vai conseguir atingir seus objetivos :)

Vim retribuir sua visita e estou seguindo seu blog!

Beijos
Fran
Achei e Rabisquei

Gabi disse...

Olha eu prestei o ENEM uma vez só (ainda era apenas um dia de prova)...sai de lá bem mal, meus olhos doíam e só queria saber de dormir. Não gosto de provas assim e graças a Deus não precisei do ENEM pra conseguir ingressar em alguma faculdade, como não gosto dessas coisas acabei optando por pagar meu curso particular mesmo sem desconto do enem justamente porque nem em sonhos queria fazer essa prova de novo kkkk. Beijocas

Daiane disse...

Olá! Muito bacana você dividir a sua experiência com a gente. Existem pessoas que estudam por mais de 5 anos para passar em um concurso. Acredito que nada nessa vida é por acaso, o que não vale é desistir! Minha sogra prestou um concurso há anos atrás, chegando a esquecer que tinha até feito a tal prova. Há um ano ela foi chamada e hoje é concursadaconcursado federal! Não desista jamais!
Beijos

Hellz. disse...

OOOOOOI!

eu só fiz o enem uma vez na vida, mas sinceramente acho uma prova extensa demais, pronta pra te vencer pelo cansaço ao invés de realmente testar seus conhecimentos, sabe?
Chega uma hora que você tá tão sem paciência que nem tem coragem mais de ler os enunciados enormes :(

fiquei curiosa pra ver a segunda parte da sua experiência

beijo
beinghellz.com

jess ribeiro disse...

Não acho o enem um exame digno de dizer se você pode ou não ter uma vaga em uma faculdade boa. No dia da prova você pode ficar nervosa e não mostrar toda sua inteligencia. =[
Beijos ♥

Simone Benvindo disse...

Gostei de ter exposto tua experiência, eu fiz apenas uma vez o Enem e depois decidi ir para a particular direto. Graças a Deus já tenho uma pós. É meio difícil falar sobre isso, porque cada um tem uma opinião, mas para mim estudar tem que ser algo bom e saudável, eu nunca fiquei horas sem folga só estudando. Sempre me dei intervalos necessários e depois me empenhava bastante. Mas ficar 17 horas estudando direto eu não faço e nunca fiz. Mas cada um sabe oq é melhor para si né?!

Charme-se

Thami Sgalbiero disse...

É, são casos e casos né? Eu fiz duas vezes, acho que o que pesa é o cansaço. Eu fiz mais pra pegar desconto nas universidades particulares. Se eu fosse pra conseguir uma faculdade pública, faria quantas vezes fosse preciso, sério, no final, você dá aquela respirada e vê que valeu a pena anos de estudo. Fora que todo ano os estudos se modernizam e mudam né? Então, um assunto que você estudou no ano anterior, esse ano já não vale mais, porque já é outro. Então, vale a pena! Então, vou esperar seu post final sobre a sua experiência.

Beijos!
www.likeparadise.com.br

Thabatta Pereira disse...

Eu tirei notas boas no enem - nada que me colocasse numa federal (e nem queria), mas fui bem - e acho que o pesa mais é essa pressão toda!
E talvez o fato de deixar esse "estudo pesado" todo pro ultimo ano, quando as coisas já são automaticamente mais dificeis.
Sei lá, muito complicado! Admiro quem empenha a vida nisso, e torço também! Só não foi o que fiz e sou feliz também rs

Rafaela Ficher! disse...

Eu prestei enem duas vezes e com toda certeza foram os finais de semana mais cansativos da minha vida. Saia da sala e parecia que um caminhão havia passado por cima de mim, e o pior... ia pra casa acreditando que tinha acertado tudo e quando foi corrigir o gabarito, não era nada disso haha :(
Mas não desista e sempre pense positivo antes,durante e depois da prova! <3
Beijos.

Isamara Alves disse...

Verdade tem gente que estuda tanto e não passa e outros com tão pouco estudo passa. O ENEM na minha opinião não é questão de inteligencia mas sim de até onde você aguenta sabe? Uma especie de Maratona em forma de prova. Esse ano era para eu fazer porem ocorreu um erro na minha inscrição não sei se vou conseguir fazer.
Ah, estou a espera a segunda parte. Beijos!

umolharcriativo.com

kalynelimablog disse...

Eu me inscrevi nesse ano mas não to com mt vontade de ir sabe? é tão cansativo, tão longooo.. Eu já faço faculdade e se fosse fazer era só p testar conheciments mesmo. MAs desejo boa sorte a todos que vão prestar o Enem!

Anônimo disse...

Caramba o Enem! Sempre aqui para nos deixar de cabelos em pé. Mas, me desculpe, nunca fui de dar muita credibilidade para o próprio. O vestibular da UNB (Universidade de brasília) é bem mais complexo e te faz pensar muito mais. Redação então... sem comentários. Mas, mesmo assim ainda passei pelo ENEM para conseguir minha bolsa parcial para o curso que faço em uma universidade particular. Contudo, até onde sei as bolsas gerais já estão sendo cortadas por conta da PEC 241 e a irresponsabilidade do governo. Mesmo assim é uma experiência bem legal.

Beijos
Até mais!
Karolini
womenrocker.blogspot.com

Camilla Marques disse...

OI Carol, poxa realmente o Enem é um saco essa prova é muito complexa e há uns anos atrás não era assim. Acho um absurdo todo esse esforço pra entrar numa universidade pública, acho que não deveria ser assim. Na real deveria haver vagas para todos e nem existir universidades particulares. Eu estudei em uma universidade particular, mas não paguei nada pq eu tinha bolsa concedida pelo local no qual eu trabalhava. enfim, acho que daqui pra frente será cada vezs mais complicado o acesso universidades , ainda mais pública, visto que o governo cada vez mais dificulta o acesso, ainda mais agora com a reforma do ensino que praticamente obrigada a todos fazerem cursos técnicos e pronto. Enfim aguardo seus próximos textos sobre o assunto. bjs

www.decoturnoespikes.com.br

Carolina disse...

já postei ele, obrigada <3

Carolina disse...

é bem triste, muitas pessoas perde a fé por causa disso, e sabemos que a correção dessa prova não é lá tão justa

Carolina disse...

é publica, é direito de todos. Também penso assim, muito triste essa realidade.

Carolina disse...

Tomara rs
Beijos!

Carolina disse...

Obrigada pelo apoio Lia <3
Tambem passo por perrengue por conta de mensalidade caríssima de faculdade e tenho que lidar com filhinho de papai falando discurso merda, mas não tem outro jeito ne, preciso me formar

Carolina disse...

Já postei a outra parte! Obrigada <3

Carolina disse...

Parabéns por ter conseguido! Obrigada <3

Carolina disse...

Infelizmente se baseia mais na sorte do que no empenho. Obrigada!

Carolina disse...

Fiz duas vezes para nunca mais, chega de sofrimento rs
Beijossss

Carolina disse...

Obrigada Daiane <3 Desistir jamais, parabéns para sua sogra, que ela tenha muita disposição e seja feliz nesse novo emprego! Beijosss

Carolina disse...

Já postei a continuação, obrigada! Besos

Carolina disse...

Concordo com isso! Muita gente fica nervosa e acaba refletindo na nota.
Besosss <3

Carolina disse...

Pesado né, é muito cansativo. Besos <3

Carolina disse...

Odeio ter que passar horas estudando por algo que não vai se basear apenas no meu conhecimento, é injusto.

Carolina disse...

Na minha particular infelizmente não ganhei desconto não rs Quem dera
Besos

Carolina disse...

Parabéns pela nota! Também aplaudo quem consegue, mas não foi meu caso rs

Carolina disse...

É extremamente cansativo e desgastante, nem dormindo a gente descansa. Beijos!

Carolina disse...

Meia maratona do enem rs concordo!
Besos

Carolina disse...

boa sorte!

Carolina disse...

Não acho o enem difícil, acho ele cansativo, injusto e chato rs
Beijos

Carolina disse...

Também acho, universidade publica deveria ser para todos, e não para quem pode. Já postei a continuação :D