O que eu aprendi com o livro Outliers - Fora de série?




Existem livros que eu preciso espalhar a palavra e fazer com que vocês conheçam eles! Por isso, sempre que eu terminar um livro que eu ache interessante, vou contar para vocês as frases que eu separei que mais me impactaram e como eu coloquei em prática o que foi ensinado. Também as mudanças que ocorreram na minha vida.

Essa não é uma resenha, é apenas um compilado de partes que mexeram comigo e uma pincelada sobre o assunto do livro.

Vou começar com Outliers - Fora de Série.

De primeira, você pode pensar que ele é mais um livro do nicho auto ajuda, produtividade, empreendedorismo... Mas não é. Te digo o que mais me chamou atenção nele.

Sabe aquela história de que a gente consegue tudo acordando cedo e se esforçando? Esse livro ajuda (e muito!) a desmentir essa história.

Outliers conta as histórias de alguns "gênios" e suas façanhas. Entretanto, o foco deste livro é mostrar como eles conseguiram ser quem eles são reconhecidos hoje.


via GIPHY

Alguns dos pioneiros citados no livro são Os Beatles, Bill Gates, Joe Flom, entre outros.

Alguns nascem com dons mas não se destacam em nada. Outros, com prática, ajuda externa e uma boa base (educacional, familiar, cultural, etc) chegam muito mais longe. Ninguém nasce sabendo ou apto para tudo, o que você deseja ser ou fazer pode ser aprendido, com esforço seu e ajuda.

Se a sua herança familiar tem pontos fortes que te ajudarão a chegar no seu alvo, você já está na frente. Se seus pais te colocaram numa boa escola, se você teve algum professor que te impulsionou mais em algo que você desejava para sua vida, se o bairro onde você nasceu tinha uma localização estratégica, se você passou anos desde a infância fazendo algo repetidamente, se a sua cultura incentiva a autoconfiança, leitura, esforço...

Não foi uma leitura rápida, pois eu lia, relia, analisava e sublinhava as partes importantes, como num livro escolar que a gente precisa tirar notão pra passar. É um livro cujos ensinamentos quero levar para a vida.

Aqui segue alguns deles:

"(...)existem padrões evidentes, e o impressionante é que estamos muito pouco dispostos a conversar sobre eles. Fingimos que o sucesso é uma questão de mérito individual"

"(...) vimos que as realizações extraordinárias resultam mais das oportunidades do que do talento."

" As pessoas não se tornam bem sucedidas sem ajuda. A sua origem importa. Elas são produtos de lugares e ambientes específicos."

" "Não é que aqueles caras fossem advogados mais inteligentes do que todos os outros", explica Rifkind. "É que eles tinham uma habilidade que vinham colocando em prática havia muitos anos e que, de repente, se tornou valiosa." "



E uma das partes que mais me encantou no livro:

"Além disso, a maneira como as frações são expressas em sua língua corresponde exatamente ao que uma fração é de verdade - e talvez isso as torne mais propensas a gostar de matemática. E, quem sabe, por apreciarem essa disciplina um pouco mais, façam um esforço um pouco maior e assistam a mais aulas e estejam mais dispostas a fazer os deveres de casa, e assim por diante, numa espécie de círculo virtuoso."

" (...) historiador David Arkush comparou provérbios de camponeses russos e chineses - as diferenças são notáveis. "Se Deus não prover, a terra não fornecerá", reza um típico provérbio russo, revelando o fatalismo e o pessimismo de um sistema feudal repressivo em que os camponeses não tinham motivos para acreditar na eficácia do seu próprio trabalho. Por outro lado, afirma Arkush, os provérbios chineses são impressionantes na crença de que o "trabalho duro", o planejamento sagaz e a autoconfiança ou a cooperação com um grupo pequeno acabam proporcionando a devida recompensa."

Existem outras partes que me pegaram de jeito, como a parte que fala sobre matemática hahaha

Recomendo muito a leitura para quem está se sentindo desmotivado com o trabalho, com sua faculdade, se sente perdido e sem foco.

Talvez tenha algo aí dentro, que você sabe mas não aplica.
Te falta confiança, mas você tem a faca e o queijo na mão.

Não depende só de você, mas se não tentar, é impossível.

Fonte: https://www.pensador.com/frase/OTU4ODc/



Gosto muito desse canal, pois ele ilustra de maneira divertida o conteúdo dos livros e... não entendeu? Tá tudo desenhado :D

Instagram
Twitter
Facebook

Share This Article:

, ,

CONVERSATION

1 comentários :

Ana_Catarina disse...

Olá querida,
Confesso que, não conhecia o livro. No entanto, parece interessante conhecer como varias celebridades que temos como referência e conhecer como chegaram ao sucesso.
Um beijinho 😘

Http://tudosoblinhas.blogspot.com